Fazer scubidu (parte 2)

  ========================= Mais fios em quadrado =========================

    Cada nó do scubidu básico tem a forma de um quadrado. Este quadrado pode ser ampliado, para criar formas maiores. Para facilitar, vamos começar com um scubidu simples (4 fios, em quadrado) e adicionar um fio cruzado no meio do nó. No nó seguinte ata as duas novas pontas no centro, tal como nas imagens. Assim passamos do nó básico, que podemos chamar 2x2 (2 fios em cada direcção), para um nó de 2x4.

 


    É possível juntar quantos fios quiseres deste modo, mas lembra-te que com muitos fios torna-se difícil apertar os nós. Para este exemplo vou juntar só mais um fio, fazendo um nó de 4x4. A maneira mais fácil de atar sem te confundires, é fazer argolas com os fios de uma direcção e depois cruzar os restantes.



    Repete este nó algumas vezes e começas a ter um padrão:


    Também é possível fazer este nó em redondo, tal como se faz com um scubidu de 4 fios. Neste caso, para fazer em redondo tens de trocar as posições de cada par de fios opostos. Seguindo pelas fotos abaixo, o fio verde passa para o meio, trocando de posição com o azul, que fica no lado. O par seguinte troca também, preparando as argolas e finalmente os restantes fios cruzam, começando pelo fio laranja.



    Também podes experimentar alterar a forma a meio do scubidu, por exemplo, podes fazer as argolas só com os fios azuis e cruzar todos os outros, começando pelo verde da ponta. Assim passas de um nó quadrado de 4x4 para um nó rectangular de 2x6. Também este nó pode ser feito em quadrado ou em redondo.



    Os padrões no scubidu vão ser diferentes de acordo com o nó usado (e escolha de cores), podes experimentar rectângulos largos nos nós (2x8) para fazer expirais, ou nós com forma em cruz. É tudo com a tua imaginação.


Bom trabalho!


Sem comentários:

Enviar um comentário